Laçando a Corrupção – Ministério Público e MTG
Gauchada buena. No dia 28/07 em Guaporé, durante a 77ª Convenção do Movimento Tradicionalista Gaúcho, na Praça Vespasiano Corrêa, num dia lindo, aconteceu um baita ato cívico, daqueles de emocionar gaúcho dos mais calejados. O Ministério Público Estadual, representado na pessoa do Procurador de Justiça, Dr.Cesar Luis de Araújo Faccioli ( Coordenador Estadual da Campanha) em conjunto com o Movimento Tradicionalista Gaúcho, representado na pessoa do Presidente, Sr. Erival Bertolini, lançaram uma Campanha de combate a corrupção, com o Titulo “Laçando a Corrupção”. Várias autoridades fizeram-se presente entre as quais representando o Governador do Estado o Sr. Rodi Pedro Borguetti, Presidente do Instituto Gaúcho de Tradições Folclórica, o Prefeito da cidade Sr. Antônio Carlos Spiller, Sr. Flávio Marcolini, representando o Presidente da CBTG, Prendas e Peões Estaduais, Regionais e de Entidades, membros do Conselho Diretor. Conselheiros Beneméritos e Honorários, Conselheiros e Coordenadores Regionais do MTG.
Em seu discurso, o Presidente do MTG enfatizou que o movimento tem como base princípios éticos que vai de encontro à campanha de combate a corrupção e que dentro dos CTGs será amplamente divulgada tal campanha. Da mesma forma, o Coordenador da 11ª Região, Sr. Renato Gabana enfatizou o empenho do movimento. O Procurador de Justiça Dr. César Faccioli de uma forma didática, precisa e objetiva explicou a campanha e o porquê da parceria com o MTG. Em poucos minutos o Dr. César deu uma aula de cidadania e amor a Pátria, abaixo o texto escrito pelo mesmo, para divulgação sobre a campanha no Macanudo Gaúcho.
LAÇANDO A CORRUPÇÃO
O evento que reuniu tradicionalistas de todo o estado, grande ato de divulgação do projeto LAÇANDO A CORRUPÇÃO, parceria entre Ministério Público do RS e o MTG, que é o ‘braço gaúcho’ da campanha nacional denominada “O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”. A campanha, vinculada ao CNPJ (Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais do MP), pretende dar início a uma revolução cultural através de uma organizada cruzada cívica contra a corrupção, esta patologia nacional que, segundo dados da FGV-SP, tem um custo anual de 130 bilhões de reais, dinheiro desviado que deveria atender as necessidades básicas do provo brasileiro, incluindo cada um de nós. Um dos eixos centrais do projeto é usar a educação de valores a crianças e adolescentes como a ‘vacina’ preventiva
contra a corrupção, ambicionando a construção de futuras gerações dotadas de estrutura ética mais sólida do que as atuais, eis que somos (falo no povo brasileiro, em geral), hoje, claramente tolerantes e omissos em relação aos atos ilícitos. Esta proposta parte de ampla reflexão sobre a responsabilidade individual e das famílias. A aceitação de pequenos atos
ilícitos (como a pirataria, por exemplo) e a desestruturação das famílias são as principais causas que alimentam a cadeia multiplicadora da corrupção. Nesta luta, o MP gaúcho irmana-se com o MTG para difundir as mensagens, o material e as ações da campanha pelos CTGs, estes relevantes espaços pedagógicos, estas pequenas usinas de grandes valores, nos quais se cultuam respeito à família, lealdade, fidelidade, solidariedade, honestidade, o ‘fio de bigode’, onde o ‘jeitinho brasileiro'(que é um eufemismo que esconde pequenas desonestidades) não encontra solo fértil, enfim, espaços em que encontramos os melhores valores republicanos que devem ser enfatizados, enaltecidos e disseminados, servindo, como diz nosso hino, de ‘modelo a toda a terra’. Na minha manifestação, durante o ato, após saudar a comunidade de Guaporé e as autoridades presentes referi que a Carta de Princípios do MTG é uma importante referência de valores e princípios desejáveis para a reformulação ética que o Brasil necessita. Referi, também, que muitas revoluções culturais registradas na história brasileira iniciaram-se pelo Rio Grande. Pois acredito, com toda minha convicção, que é a mesma do Dr. Eduardo de Lima Veiga, Procurador-Geral de Justiça, que, mais uma vez, outro movimento está começando a partir de nosso estado, a partir, especialmente, desta parceria inédita, estratégica e necessária entre duas instituições, o MP e o MTG que, numa visão ampla, tem a mesma e nobre missão: garantir a integridade do verdadeiro patrimônio cultural desta terra, que não precisa ser inventado, basta apenas ser resgatado. O convite, pois, é para que venhamos todos, junto com o MP e o MTG, beber na fonte límpida dos valores sobre os quais foi construída a história deste estado. – Cesar Luis de Araújo Faccioli, Promotor de Justiça, vinculado à Subprocuradoria-Geral para assuntos institucionais do MP/RS, Coordenador da Fundação Escola Superior do Ministério Público, Coordenador estadual da campanha ‘O QUE VOCÊ TEM A VER COM A CORRUPÇÃO?”.