Acendimento da Chama Crioula 2012 – Geração da Chama
Entre os vários eventos Tradicionalistas que ocorrem durante o ano, nada é mais forte do que o acendimento da chama crioula, pois apenas num ato todas as regiões tradicionalistas do estado e de fora do estado se encontram para esta solenidade basilar.
A cidade escolhida, Venâncio Aires, não deixou por menos, promoveu uma solenidade carregada de emoção em que a cada ato era um espetáculo à parte.
A geração da chama foi uma aula de história, pois reuniu a figura do índio, habitante primeiro deste pago, com o gaúcho desbravador e ainda para arrematar a Patrona dos Festejos Nilza Lessa, que pela ampla vivência que tem dentro do Movimento Tradicionalista deu em poucas palavras a importância do ato para o Tradicionalismo. Cerca de 3.000 pessoas estavam presentes nesse lindo espetáculo. A orquestra de Venâncio Aires fez sua participação nas apresentações dos hinos. Também Marcello Caminha cantou a música tema do acendimento da chama ( letra de Libório Wilges que estava presente e melodia de Marcello e conjunto).Confira as fotos desse evento que vai deixar saudade pela beleza que foi apresentado.